terça-feira, 24 de novembro de 2009

CURIOSIDADES - 2



Hollywood, a meca do cinema, foi fundada em 1877 e teve seu nome tirado da fazenda da familia Wilcox, que habitava a regiao. Foi transformada em cidade em 1903 e em 1910, com 4000 habitantes, era anexada a Los Angeles.


O letreiro contendo a palavra "Hollywood", comecou a ser erigido em 1923. Inicialmente a mando de uma companhia de imoveis do qual Marc Sennen fazia parte, foi colocada a palavra "Hollywoodland" o nome de um loteamento que se instalaria nas imediacoes, com a corrosao do tempo, ficou apenas "Hollywood".

A expressao "setima arte", utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canudo.



Os dois primeiros cinemas do mundo foram abertos nos Estados Unidos. Em outubro de 1895 foi inaugurado o "Atlanta", em Atlanta, na Georgia e em abril de 1902 o "Electric Theatre" em Los Angeles.

O primeiro cinema inaugurado em Hollywood foi o "Ydyl Hour Theatre" em 1911. Funcionava numa loja localizada na Hollywood Boulevard.



A primeira projecao publica de um filme aconteceu em 22 de marco de 1895 quando Auguste e Louis  Lumiere apresentaram "A saida dos operarios da fabrica Lumiere" a um publico convidado para o evento, em Paris. A primeira exibicao comercial de filmes, foi feita tambem por eles em 28 de dezembro do mesmo ano, no Grand Cafe do Boulevard des Capucines, tambem em Paris. O preco da entrada foi de um franco por pessoa.



Em 1927, a atriz Norma Shearer pisou acidentalmente no cimento molhado do pátio do cinema de Sid Grauman, construído ao estilo de um pagode chinês. Grauman, em vez de consertar o estrago, pediu a outros astros que deixassem sua marca no mesmo cimento, assim, nasceu a calcada da fama e que hoje é um dos principais pontos turísticos de Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário