sábado, 12 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES - OSCAR


Nascido em 1927 e com a primeira cerimonia em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt em Hoolywood, o nome Oscar teve origem quando a bibliotecária Margaret Herrick e eventualmente diretora executiva da academia, achou a estatueta muito parecido com seu tio Oscar, a partir daí, os funcionários passaram a chamar -la de Oscar.
Em 1934 o apelido foi usado pelo jornalista Sidney Skolsky em sua coluna, a academia passou a usar o apelido oficialmente depois de 1939.
A imagem do Oscar mostra um guerreiro, segurando uma espada sobre um rolo de filme. As primeiras versões eram em bronze, e durante a segunda guerra, devido a escascez de metais, era feito em gesso. Ganhou seu pedestal em 1945.
A estatueta do Oscar tem apenas 34 centímetros de altura e pesa 3,850 gramas


Irving Thalberg, anualmente lembrado na cerimônia de entrega do Oscar- dá nome a um prêmio concedido a um grande astro do mundo do cinema, pelo conjunto de seus trabalhos - foi o mais jovem presidente de um grande estúdio cinematográfico americano. Aos 24 anos, em 1923, foi eleito para presidir a Metro Gofdwyn Meyer. Casado com a estrela Norma Shearer, serviu de inspiração para o escritor Scott Fitzgerafd escrever o Último Magnata, transformado em filme em 1976, com direção de Elia Kazan.


A expressão "O vencedor é..." foi substituída por "O Oscar vai para..." em 1989, para que não parecesse que os demais eram perdedores.
 

George C. Scott (Patton) se recusou a receber o OScar em 1971 por não concordar com o caráter competitivo imposto pela academia. Em 1961, ele já havia pedido que retirassem seu nome da lista de indicados.

 
Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos os tempos: 64.

 
Os envelopes selados com os nomes dos vencedores foram adotados pela primeira vez em 1941.

Nenhum comentário:

Postar um comentário