segunda-feira, 5 de julho de 2010

RITMOS DO BRASIL - PAGODE

 http://paoeprosa.files.wordpress.com/2009/07/pagode1.jpg
O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.

Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o rítmo, é a música Pagode de Brasília gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba.

O termo pagode, começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical. Isso pode ser bem percebido pela letra "Pagode do Vavá" de Paulinho da Viola, "Pagode pra valer" de Leci Brandão ou qualquer outra do grupo Fundo de Quintal, considerado por muitos o primeiro grupo de pagode do Brasil. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.

Nessa época foram introduzidos novos instrumentos principalmente pelo grupo Fundo de Quintal ao cenário do samba como: o repique de mão criado pelo músico Ubirany, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). Essa nova roupagem ajudou a firmar a idéia de que um novo ritmo surgia.

Com o passar do tempo, o gênero passou a incorporar, às vezes, instrumentos como o teclado (como em "Parabéns Pra Você", do Fundo de Quintal). E na década de 1990, o pagode ganhou uma roupagem mais comercial, influênciado por outros gêneros como R&B e Soul, Samba-Rock, Funk carioca e Axé music com grandes índices de vendagem.

Grupos não só cariocas, mas também paulistanos tiveram um êxito, notadamente por tocarem um estilo mais romântico. Hoje, este pagode comercial convive com o de raiz, e ambos têm sucesso comercial no Brasil.
http://www.toskonautas.com/tosko/wp-content/uploads/2008/05/fundoidequintal.jpg http://universopensador.files.wordpress.com/2009/09/41_1210-zeca-pagodinho.jpg
GERAÇÃO PAGODE ANOS 80
Fundo de Quintal
Jorge Aragão
Beth Carvalho
Zeca Pagodinho
Almir Guineto
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTiYyXYdySWBHNkYuplXFPrUY0oynBLwK1i2C6R41uNNykX35kTHLSn-fplxV9kE3UiFH46xwTlSBBSAumfa6upbGEd4RE9BwAZFf7vCyRcZnePn8ejfVNgKV34BMo0q5famqUt60LIRLv/s320/Agenda+de+show+do+Exaltasamba.jpg http://technicalmaster.files.wordpress.com/2009/09/2003-novos-tempos.jpg
GERAÇÃO PAGODE ANOS 90
Raça Negra - liderado por Luiz Carlos
Grupo Raça - liderado por Délcio Luiz
Só Preto sem Preconceito - liderado por Paulinho
Razão Brasileira - liderado por Paulinho Razão
Só pra Contrariar - liderado por Alexandre Pires
Harmonia do Samba - liderado por Xanddy
Katinguelê - liderado por Salgadinho
Terra Samba - Liderado por Reynaldo Nascimento
Negritude Júnior - liderado por Netinho de Paula
Exaltasamba - liderado por Péricles e Chrigor
Gera Samba - Liderado por Cumpadre Washington
Molejo - liderado por Anderson
Os Morenos - liderado por Waguinho
Art Popular - liderado por Leandro Lehart e Márcio Art
Grupo Sem Compromisso - liderado por Marcelinho
Karametade - liderado por Vavá
Os Travessos - liderado por Rodriguinho
Grupo Revelação - liderado por Xande de Pilares
Soweto - liderado por Belo
Grupo Desejos - liderado por Márcio Duarte
Os Travessos - liderado por Rodriguinho
Pixote - liderado por Dodo
Kiloucura - liderado por Délcio Luiz
Só No Sapatinho - liderado pro Bruno Coimbra (filho de Zico)
Swing & Simpatia - liderado por Luciano Becker
Adryana e a Rapaziada - liderado por Adryana
http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/27F2/9EE4/0127/F3B8/10E1/00D3/BL1.jpg http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/274D/81C8/0127/543B/2836/21B1/AlexandrePires5.png
GERAÇÃO PAGODE ANOS 2000
Alexandre Pires - carreira Solo
Belo - carreira Solo
Gustavo Lins - carreira solo
Netinho de Paula - Carreira solo
Boka Loka - liderado por Renatinho
Grupo Revelação - liderado por Xande de Pilares
Inimigos da HP - liderado por Sebá
Jeito Moleque - liderado por Bruno Diegues
Rodriguinho - carreira Solo
Sorriso Maroto - liderado por Bruno
Exaltasamba - liderado por Thiaguinho e Periclés
Pique Novo - liderado por Liomar

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário