sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES - HARRY POTTER



A saga de Harry Potter é superlativa em vários aspectos. Na literatura, alcançou o título de romance juvenil mais importante da atualidade e fez com que sua autora, J.K. Rowlling conquistasse fama e fortuna. Aliás, a riqueza da escritora britânica supera a da Rainha da Inglaterra! E como se não fosse pouco, no cinema, a série do menino bruxo repete o mesmo sucesso alcançado pelos livros.
Potter era o sobrenome dos vizinhos de J.K. Rowling, com quem a escritora brincava de bruxaria quando era criança. E Harry é o nome que ela gostaria de colocar em seu filho.
Todos os livros da saga foram escritos à mão por Rowling e ela admitiu em uma entrevista que chorou muito ao escrever a morte de um dos personagens em "Herry Potter e a Ordem de Fênix".



O sexto livro de Harry Potter recebeu o troféu Best Seller por ser o livro mais vendido do mundo em apenas duas semanas, superando até "O Código da Vinci", de Dan Brown. "Harry Potter e o Cálice de Fogo" foi apontado como o livro que teve maior tiragem em sua primeira edição com 4,3 milhões de cópias. Além disso, o livro está no Guinness Book como o maior pedido antecipado. 5,3 milhões de cópias já estavam reservadas em todo o mundo antes do livro ser publicado.



Religiosos dos Estados Unidos entraram na Justiça para proibir o incentivo à leitura de Harry Potter por abordar o mundo da bruxaria. Em algumas escolas dos Estados Unidos e Europa, a entrada das publicações sobre o bruxinho era proibida.



O ator que interpretou o mago Dumbledore nos primeiros filmes de Harry Potter, Richard Harris, faleceu em 2002, vítima de câncer. Ele foi substituído por Michael Gambon a partir do terceiro filme da série.



Já no longa "Harry Potter e a Câmara Secreta", Emma Watson, que interpreta a personagem Hermione, quebrou o braço. O gesso pode ser visto na cena em que ela, Rony e Harry tomam a "Poção Polissuco".



A língua usada para proferir os feitiços dos bruxos de Harry Potter é o latim. E no brasão de Hogwards é possível ler a frase "Draco dormiens nuquam titillandus", que significa "nunca cutuque um dragão adormecido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário