quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GANHADORES DO OSCAR - MELHOR FILME - PARTE 6


1989 - Rain Man (Rain Man)
RESUMO: Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.


1988 - O último imperador (The Last Emperor)
RESUMO: A saga de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos e viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Neste período se tornou um playboy, mas logo teria um papel político quando se tornou um pseudo-imperador da Manchúria, quando esta foi invadida pelo Japão. Aprisionado pelos soviéticos, foi devolvido à China como prisioneiro político em 1950. É exatamente neste período que o filme começa, mas logo retorna a 1908, o ano em que se tornou imperador.


1987 - Platoon (Platoon)
RESUMO: Na selvageria da Guerra do Vietnã, dois sargentos veteranos precipitam-se um contra o outro quando um deles perde a cabeça e realiza um massacre em cima das pessoas de um pobre vilarejo. A guerra é vista através de um jovem soldado. Considerado por muitos como o melhor filme do diretor Oliver Stone.


1986 - Entre dois amores (Out of Africa)
RESUMO: Karen Blixen é uma rica dinamarquesa que vai morar em uma fazenda de café no Quênia com Bror Blixen-Finecke, um barão com quem se casou por conveniência. Mas o casal vive como se fossem mais amigos do que amantes e acabam se separando e Bror vai embora. Agora Karen está sozinha na fazendo cuidando do trabalho, mas conhece Denys Finch Hatton, um aristocrata inglês que se torna seu grande amor.


1985 - Amadeus (Amadeus)
RESUMO: Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


1984 - Laços de ternura (Terms of Endearment)
RESUMO: Aurora e Emma vivem os altos e baixos da relação mãe-filha. Enquanto Aurora, mãe protetora e viúva há alguns anos, não aprova o casamento de sua filha, Emma vive o drama de saber que seu marido a trai. Entre desentendimentos e alegrias, Aurora começa a se relacionar com o ex-astronauta Garrett Breedlove, um vizinho paquerador, enquanto Emma descobre que tem câncer.


1983 - Gandhi (Gandhi)
RESUMO: O filme retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica; colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas. Apesar da simplicidade, Gandhi era um homem de família rica, estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul. Pertencia ao "Partido do Congresso" que representava os interesses da maioria hindu. Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre hindus e muçulmanos, que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão.


1982 - Carruagens de fogo (Chariots of Fire)
RESUMO: Em 1924, dois atletas britânicos competem entre si nas Olimpíadas de Verão. Um deles é um missionário devoto que corre em nome de Deus. O outro é um estudante judeu que corre para ser famoso e escapar de preconceitos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, entre outros.



1981 - Gente como a gente (Odinary People)
RESUMO: A morte prematura de um dos filhos de Beth causa um grande impacto na família. Porém, Conrad, um dos irmãos, é o mais afetado, considera-se o culpado pela morte de seu irmão e tenta o suicídio. Depois disso Beth leva Conrad para fazer um tratamento psiquiátrico e faz de tudo, junto com o outro irmão, para manter as aparências de que sua família ainda está unida e bem estruturada.


1980 - Kramer vs. Kramer (Kramer vs. Kramer)
RESUMO: Ted Kramer sempre colocou o trabalho à frente da sua família. Quando sua esposa divorcia-se, ele deve aprender a se virar para cuidar da casa e de seu filho Billy. Quando os dois finalmente aprendem a ser grandes amigos, a ex-esposa ressurge e querendo tomar a guarda judicial da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário