quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CURIOSIDADES - CHARLES CHAPLIN



CHARLES CHAPLIN ganhava nos tempos da Keystone, apenas 175 dólares por semana. Insatisfeito, trocou, em 1915, de estúdio e foi para a Essanay, onde passou a receber 1.250 dólares semanais, mais bônus. Um ano depois, já na Mutual, passou a ter um salário semanal de 10.000 dólares que, com o bônus, podia chegar a 150.000 dólares mensais. Uma fortuna na época.



Ganhou tanto dinheiro que, em 1919, em companhia de Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David D. Griffith, fundou a United Artists Corporation. No novo estúdio realizou, em 1923, o filme "A woman of Paris", com Edna Purviance, em que, por pouco tempo, abriu mão de seu eterno vagabundo "Carlitos". Além de dirigir, fez apenas um pequeno papel, sem os trajes do personagem que o consagrou.



CHAPLIN resistiu bravamente ao cinema falado e, apenas 13 anos depois de seu surgimento, o cineasta deu voz a seus personagens em "O grande ditador", de 1940. O filme foi uma antevisão do maior genocídio da história, praticadoo pelos nazistas. Mais tarde Chaplin diria: “Se eu tivesse conhecido os verdadeiros horrores dos campos de concentração alemães, jamais poderia ter realizado um filme como "O Grande Ditador",  a ridicularização da loucura homicida dos nazistas. O que eu quis foi mostrar o absurdo do discurso a favor dasraças de sangue puro”.



Em 1972, a Awards Academy deu um Oscar honorário para Charles Chaplin, pelo conjunto da obra.


Em uma visita a Hollywood, nos anos trinta, Einstein causou uma verdadeira loucura mediática. Um dos muitos que se renderam ao charme do físico foi Charlie Chaplin que convidou Einstein para a estreia do seu filme "City Lights". Conta-se que, enquanto circulavam pelas ruas da cidade e, os transeuntes aplaudiam os dois, Chaplin teria se virado para Einstein e dito: "As pessoas aplaudem-no porque nenhuma delas o entende e aplaudem-me porque todos me compreendem".

CHAPLIN nasceu em 16 de abril de 1889 e faleceu em 25 de dezembro de 1977. Casou-se quatro vezes e de 1914 a 1967, atuou e dirigiu mais de 60 filmes. Além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente compôs a trilha sonora de seus próprios filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário