sexta-feira, 21 de maio de 2010

RITMOS DO BRASIL - MELODY, BREGA, KALYPSO E TECNO, OS RITMOS DO PARÁ

http://www.sccnet.com.br/trilhamania/amorperfeito.jpg http://img357.imageshack.us/img357/4710/tecnobrega4aa9.jpg
Em 2010 o TecnoMelody vira o grande hit do Brasil. A Bis Entretenimento faz o lançamento do projeto mais ousado do mercado fonográfico e cria o Movimento TecnoMelody Brasil que neste primeiro momento culmina com a gravação do DVD nacional que trás as dez principais bandas do ritmo e mais quatro aparelhagens.

Finalmente, a trilha sonora de Belém do Pará será conhecida e apreciada pelo resto do país. E é com o som forte, eletrônico e visceral que o novo ritmo chega pra ferver o Brasil inteiro!
Depois de cair nas graças e nas pernas dos paraenses, o ritmo inicia a retomada da sua trajetória pelos verdadeiros autores. Artistas que desde sempre cantaram e interpretaram o Melody iniciam suas carreiras nacionais e prometem generosas doses de alegria, diversão e muita animação.
Fonte 1: aqui 
http://www.cotiafest.com.br/rodeio/wp-content/uploads/2010/03/djavu.jpg
Um exemplo para quem não conhece o ritmo, é a banda Djavú, que toca muito por aqui. A música "nave do amor" é um legítimo tecnomelody com 
http://img12.imageshack.us/img12/5497/tecnomelody2.jpg http://dariopedrosa.com/wp-content/uploads/2009/10/super-ok.jpg
As "aparelhagens" como o "Super Pop", "Tupinambá" e "Rubi" arrastam multidões pelo Norte do País com seu "tecnobrega", surgido no verão de 2002. São verdadeiras maravilhas eletrônicas com show de luzes, Dj's e músicas de compositores locais com mixagem feita pelos próprios Dj's. O que posso dizer, é que o tencobrega é um ritmo contagiante, dançante e com uma "batida" diferente, mas com passos semelhantes ao do nosso forró.
    http://www.diariodopara.com.br/imagensdb/101237brega2.jpg http://www.diariodopara.com.br/imagensdb/101303brega3.jpg
Cada "tribo" tem uma forma de identificar sua aparelhagem, como o "rubi" ou o "faz o "T" da aparelhagem tupinambá.
http://media.trama.com.br/tramavirtual/img/band/f_26/65423.jpg
O tom de voz para cantar o "brega" e o "melody" é outro show à parte, cantoras como Gabi Amarantos exemplificam isso. 

Brega Pop é outro ritmo de origem paraense, refinado do brega. Tem a influência de ritmos regionais do Pará como o carimbó, guitarrada, siriá e marujada. A principal vertente do brega pop é o calypso (não calipso), conhecido no Pará como brega calypso. O ritmo se desevolveu sobretudo na cidade de Belém do Pará devido aos shows e bailes em casas noturnas de periferia e pela divulgação feita pelos vendedores ambulantes da produção dos pequenos músicos locais. As letras das músicas expressam apenas um sentimento de um lirismo infantil.

Apesar do nome, o calypso tem pouco vinculo com o calipso caribenho, já que a influência maior é a lambada, carimbó, guitarrada, merengue (que é caribenho), entre outros (com bastante apelo comercial). Suas raízes são da década de 1980, mas o sucesso começou na década de 1990, principalmente em artistas como Tonny Brasil, Kim Marques, Adilson Ribeiro, Nilk Oliveira, Mário Senna entre outros. O ritmo foi rapidamente se espalhando pelas regiões norte e nordeste do Brasil. O nome "Brega Pop" foi uma criação dos radialistas Jorge Reis, Rosenildo Franco e Marquinho Pinheiro que notaram a diferença do brega surgido no Pará. Na década de 2000 com a vinda da banda Calypso o Brega Pop também se popularizou pelo Brasil. Do brega pop veio o tecnobrega, surgido das periferias paraenses.
http://remixtures.com/wp-images/2007/09/bandacalypso.jpg
Outro grande sucesso oriundo das bandas no norte, mais precisamente do Pará, é a fenomenal Banda Kalypso. Por muitos ainda é considerada uma banda de Forró, pois por muitas vezes estão presentes em festas, coletâneas onde se reúnem diversos artistas, e tem como boa parte de seus fãs, ouvintes desse gênero musical. Mas o ritmo da banda teve desde o início forte influência de ritmos como Carimbó, Salsa, Cúmbia, Tecno, Rock, Lambada, entre outros, mais uma pequena influência do calipso caribenho, segundo o próprio Chimbinha em entrevista para a Trip. 
Fonte 2: Wikipédia

Ouça a rádio tecnomelody
Site da aparelhagem SuperPop
Leia mais aqui

Em tempo: Qualquer informação que enriqueça a postagem será muito bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário