quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SÉRIES DE ANIMAÇÃO - ANOS 70 - PARTE 2


CAPITÃO CAVERNA (1977)
Capitão Caverna e as Panterinhas foi um desenho da década de 1970, criado por Joe Ruby e Ken Spears, e produzido pela Hanna-Barbera Productions. Foi transmitida originalmente no canal de televisão norte-americano American Broadcasting Company (ABC), de 10 de setembro de 1977 a 21 de junho de 1980. No Brasil, foi exibido pela última vez no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).


FLASH GORDON (1979)
Em 1979, a Filmation produziu uma série em desenho animado baseada nas histórias em quadrinhos ("The New Adventures of Flash Gordon"), e sua primeira temporada é lembrada como um dos melhores trabalhos do estúdio. Embora esta série tenha sido lançada primeiro, o filme para TV Flash Gordon, the Greatest Adventure of Them All, foi produzido antes. Em 1986, o desenho animado Defensores da Terra mostrou Flash em ação com seus colegas do King Features Syndicate, Fantasma e Mandrake. Em 1996, a Hearst Entertainment apresentou uma nova série de Flash Gordon em desenho animado, onde vários conceitos básicos do personagem e seu universo foram revistos (por exemplo, Flash e Dale são dois adolescentes, Barin possui uma aparência hispânica, e Ming e Aura pertencem agora a uma raça de reptilóides).


GORDO ALBERTO (1972)
Gordo Alberto é um desenho de 1972, mas só chegou no Brasil nos anos 2000 pelo canal BOOMERANG, esse é o único desenho que os personagens principais são negros e que o criador da série interrompe a abertura e o desenho para falar bobagens.


FALCÃO AZUL E BIONICÃO (1976)
Criado por Joe Ruby e Ken Spears, teve sua primeira aparição em 11 de Setembro de 1976, pelo canal americano, ABC. Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão (Dynomutt, Dog Wonder and Blue Falcon), são uma paródia ao Batman (da série de TV dos anos 60) e a outro seriado televisivo de muito sucesso na época, “Cyborgue” (no Brasil, “O Homem de Seis Milhões de Dólares”). Em sua identidade secreta, o Falcão Azul é na verdade o milionário Radley Crown, proprietário de uma Galeria de Arte, e Dinamite é o seu fiel animal de estimação. Mas, quando chamados à ação em sua base de operações, Big City, a dupla assume rapidamente o seu lado de super-heróis. Os seus arquiinimigos (da Liga da Injustiça da América) Cara de Peixe, O Minhoca, A Rainha Vespa, O topeira, O Super-ladrão e o Químique, que se uniram para executar um super-plano de acabar com a dupla de super-heróis. Os dois ganharam uma versão em quadrinhos que foi publicada pela Editora Abril Jovem nos anos 80. Com o sucesso na televisão, eles viraram personagens principais da revista Astros da TV que reunia caras conhecidas da Hanna-Barbera.


GARFIELD (1978)
Criado por Jim Davis, as tirinhas do Garfield e seus amigos, a primeira BD foi publicada a 19 de Junho de 1978 e já foram publicados em 63 países e mais de 2.400 jornais, e movimenta mais de U$ 5 bilhões por ano, entre licenças e produtos lançados com seu nome. É um personagem verdadeiramente atemporal. Diverte a adultos e crianças, hoje, do mesmo jeito que fazia no começo de sua vida. Foi produzida entre 1988 e 1994, pela Film Roman Productions. Antes desta série, já tinham sido produzidos alguns especiais para a TV. Os desenhos animados são baseados nas personagens e bds criadas por Jim Davis. A série foi escrita por Mark Evanier e Sharman DiVono, com realização de Jeff Hall, Tom Ray, Dave Brain, Vincent Davis, Ron Myrick, entre outros. Foram produzidas sete temporadas, num total de 121 episódios. Já teve um desenho animado transmitido aqui no Brasil. Além disso, Garfield já teve sua chance nas telonas de todo o mundo, uma 2004, em 2006 com "Garfield: O Filme" e em com "Garfield II", e promete para 2009 o terceiro filme da franquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário