Em 15 de abril de 1452, no vilarejo de Anchiano, perto de Vinci, na província de Florença, nasceu Leonardo da Vinci - artista, cientista, inventor, engenheiro, o gênio cultural e intelectual que muitos estudiosos consideram o arquétipo do homem renascentista. Leonardo era filho ilegítimo. Sua mãe, conhecida apenas por seu primeiro nome, Caterina, era camponesa. Seu pai, Ser Piero Fruosino di Antonio da Vinci, era um tabelião da elite que depois se casou com outra mulher. Pouco se sabe sobre os primeiros anos de Leonardo. Seu pai obteve a guarda do menino quando sua mãe foi morar em uma cidade vizinha com outro homem.
Leonardo da Vinci não passava seu tempo pintando apenas delicados meio-sorrisos de mulheres misteriosas, apesar de ser mais conhecido pela maioria das pessoas pela Mona Lisa. Quando ele não desenhava às pressas esboços de observações da vida real, Da Vinci sonhava com invenções fantásticas, desde máquinas de guerra até máquinas voadoras impraticáveis. Explore algumas das criações menos conhecidas de Da Vinci nestes artigos de nossos parceiros em HowStuffWorks.com (em inglês).
- Leonardo da Vinci era obcecado pela mais complexa e misteriosa máquina de todas: o corpo humano.
- Antes dos veículos movidos a vapor e do motor de combustão interna, Da Vinci teve algumas ideias extraordinariamente visionárias sobre veículos.
- Os valiosos cadernos de esboços de Leonardo da Vinci revelam algumas das armas mais terríveis já concebidas pelo homem.
- Cientista e engenheiro, Da Vinci projetou sinos de mergulho, catapultas e bicicletas. Conheça cinco ideias que estavam à frente de seu tempo.
- Seja caminhar sobre a água ou fazer o homem voar, nada era impensável ou ambicioso demais para a curiosidade insaciável de Da Vinci.
Em 1476, Leonardo da Vinci, juntamente com mais três alunos do ateliê de Verrocchio, foram acusados de sodomia; segundo a acusação referente a Leonardo, ele teria tido relações homossexuais com Jacopo Saltarelli, um jovem de 17 anos muito popular à época em Florença como prostituto. Diante, no entanto, da falta de provas concretas que confirmassem semelhante acusação, Leonardo foi absolvido. A partir desta data até 1478 não existem registros nem de obras suas nem de seu paradeiro, embora se costuma presumir que Leonardo tenha estado no ateliê, em Florença, entre 1476 e 1481. Em 1478 foi-lhe encomendada a pintura de um retábulo para a Capela de São Bernardo, e a Adoração dos Magos, em 1481, para os monges de San Donato a Scopeto. Esta importante comissão foi interrompida com a ida de Leonardo para Milão.
Os relacionamentos mais íntimos de Leonardo foram com seus dois pupilos, Gian Giacomo Caprotti da Oreno, apelidado Salai ou il Salaino ("pequeno diabo" na gíria da época), que entrou para o seu convívio familiar em 1490. Depois de apenas um ano, Leonardo fez uma lista de suas contravenções, chamando-o de "um ladrão, um mentiroso, teimoso, e glutão", depois de ele ter roubado dinheiro e objetos de valor em pelo menos cinco ocasiões, e gastar uma fortuna em roupas. Ainda assim, em seus primeiros anos, os cadernos de Leonardo contêm diversas pinturas do estudante, que permaneceu como parte da família de Leonardo pelos trinta anos seguintes. Salai também fez uma série de pinturas, sob o nome de Andrea Salai; embora Vasari tenha alegado que Leonardo "ensinou-lhe muito sobre pintura", sua obra é geralmente considerada como tendo um mérito artístico menor do que outros pupilos de Leonardo, como Marco d'Oggione e Beltraffio. Em 1515 Salai pintou uma versão nua da Mona Lisa, conhecida como Mona Vanna. O próprio Salai era proprietário da Mona Lisa na ocasião de sua morte, em 1525, e em seu testamento ela foi estimada em 505 liras, um valor excepcionalmente alto para um pequeno retrato. Em 1506 Leonardo acolheu outro pupilo, o conde Francesco Melzi, filho de um aristocrata da Lombardia. Melzi, estudante predileto de Leonardo, viajou com o tutor para a França, onde esteve ao seu lado durante todo o fim de sua vida. Com a morte de Leonardo, Melzi herdou as coleções, manuscritos e obras artísticas e científicas de Leonardo, patrimônio que ele administrou fielmente a partir de então.
Como polímata, Leonardo da Vinci , embora melhor conhecido como o pintor da Mona Lisa e d'A Última Ceia, exibiu numerosas habilidades nas ciências e criações. Considerado a personificação do "Homem Renascentista", Da Vinci é comumente chamado de inventor, cientista e engenheiro. As áreas de estudo científico em que se debruçou inclui a aeronáutica, anatomia, astronomia, botânica, engenharia civil, química, geologia, geometria, hidrodinâmica, matemática, engenharia mecânica, óptica, física, pirotecnia e zoologia. Embora todo o material de seus estudos científicos tenha se tornado conhecido somente nos últimos 150 anos, Da Vinci foi, durante toda a sua vida, contratado para a engenharia e teve de usar sua habilidade inventiva. Muitos dos seus desenhos, como os diques móveis que protegeriam Veneza de sua invasão, revelaram-se demasiados dispendiosos ou inviáveis. Outros de seus inventos entraram no mundo da produção precursora. Como engenheiro, Leonardo concebeu idéias muito à frente de seu tempo: conceitualmente, inventou um helicóptero, um tanque, o uso de energia solar concentrada, uma calculadora, uma rudimentar teoria de tectónica de placas e de casco duplo; praticamente, avançou consideravelmente nos campos de conhecimentos da anatomia, astronomia, engenharia civil, óptica, e no estudo da (hidrodinâmica).água Seu desenho mais famoso, o Homem Vitruviano, é um estudo das proporções do corpo humano, ligando arte e ciência numa obra singular que representa o Humanismo Renascentista.
Em 1516, Leonardo deixou Roma, onde trabalhava para o Papa, para aceitar um emprego como pintor e arquiteto do Rei Francis I na França, onde passaria seus últimos anos no castelo de Cloux. Leonardo perdeu um braço, talvez em decorrência de um derrame, e não se sabe se realizou obras importantes em seus últimos anos. Entretando, a mente de Leonardo continuou aguçada e acredita-se que tenha sido uma boa companhia para o rei. Diz a lenda que o Rei estava ao lado de Leornado e amparou sua cabeça quando o gênio morreu, em 2 de maio de 1519.
IMAGENS
FILMES
A vida de Leonardo da Vinci (1972 / DVD)
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário