A CRIAÇÃO DA ACADEMY AWARDS
No início de 1927, durante um jantar na casa do chefe do estúdio MGM, Louis B. Mayer, Mayer e três de seus convidados - O ator Conrad Nagel, o diretor Fred Niblo e o produtor Fred Beetson - começaram a falar sobre a criação de um grupo organizado para beneficiar toda a indústria cinematográfica. Eles planejaram um jantar para a semana seguinte, com convidados de todos os ramos criativos da indústria cinematográfica.
No início de 1927, durante um jantar na casa do chefe do estúdio MGM, Louis B. Mayer, Mayer e três de seus convidados - O ator Conrad Nagel, o diretor Fred Niblo e o produtor Fred Beetson - começaram a falar sobre a criação de um grupo organizado para beneficiar toda a indústria cinematográfica. Eles planejaram um jantar para a semana seguinte, com convidados de todos os ramos criativos da indústria cinematográfica.
E assim, em 11 de janeiro de 1927, 36 pessoas se reuniram para um jantar no Hotel Ambassador, em Los Angeles para ouvir uma proposta de fundar a International Academy of Motion Picture Arts and Sciences . Os participantes incluíam muitos dos maiores nomes da indústria, ao mesmo tempo: Mayer, Mary Pickford, Sid Grauman, Jesse Lasky, George Cohen, Cecil B. DeMille, Douglas Fairbanks, Cedric Gibbons e Irving Thalberg. O grupo apoiou o conceito e as coisas se reuniram rapidamente. Em meados de Março desse mesmo ano, estatutos foram apresentados e os primeiros premiados foram eleitos, com Douglas Fairbanks como presidente.
Em 11 de maio de 1927, uma semana depois de o Estado conceder à Academia uma carta como uma organização sem fins lucrativos, um banquete oficial foi realizado no Hotel Biltmore. Dos 300 convidados, 230 aderiram à academia, pagando US $ 100 cada. Naquela noite, a Academia também atribuiu o seu primeiro membro honorário, Mr. Thomas Edison. Inicialmente, foram estabelecidos cinco ramos: produtores, atores, diretores, roteiristas e técnicos.
Uma das primeiras comissões da Academy Awards foi de Mérito. A comissão de sete pessoas sugeriu à Câmara, em 1928, que concede ser apresentados em 12 categorias. Os primeiros prêmios da Academia foiram oficialmente apresentado em um jantar black-tie no Roosevelt em 16 de maio de 1929, premiando conquistas entre 1 de agosto de 1927 e 31 de julho de 1928.
A HISTÓRIA DO OSCAR
Longe do ansiosamente aguardado evento televisionado globalmente que é hoje, a primeira cerimônia da Academy Awards ocorreu longe dos olhos do público durante um banquete no Hollywood Roosevelt Hotel. Duzentos e setenta pessoas participaram no dia 16 de maio de 1929 do jantar no hotel Blossom Room; bilhetes foram vendidos pelo custo de U$ 5. Era para ser um evento repleto de discursos, mas o presidente da Academia Douglas Fairbanks fez um rápido trabalho por causa da entrega das estatuetas.
Havia pouco suspense, quando os prêmios foram apresentados naquela noite: os premiados já haviam sido anunciados três meses antes. Tudo isso mudou no ano seguinte, quando a Academia decidiu manter os resultados em segredo até a cerimônia, mas deu uma lista com antecedência para os jornais publicarem as onze horas da noite, na véspera da premiação. Esta política continuou até 1940, quando, para grande consternação da Academia, o Los Angeles Times quebrou o embargo e publicou os nomes dos vencedores em sua edição de noite - o que foi prontamente disponíbilizado para os convidados que chegavam para a cerimônia. Isso levou a Academia em 1941 a adotar o sistema de envelope fechado, ainda em uso hoje.
Quinze estatuetas foram entregues na primeira cerimônia para realizações cinematográficas em 1927 e 1928. O primeiro vencedor de Melhor Ator foi o aclamado dramaturgo alemão Emil Jannings, que teve de regressar à Europa antes da cerimônia. A Academia concedeu o seu pedido para receber o troféu cedo, fazendo sua primeira estatueta do Oscar.
A primeira apresentação foi a única a escapar de um enorme público, no segundo ano, o entusiasmo com o prêmio foi de tal forma que uma estação de rádio de Los Angeles produziu um live-broadcast na hora do evento. A cerimônia passou a ser transmitida desde então.
A Academia continuou a distribuir os prêmios em banquetes - realizada no Embaixador e hotéis Biltmore - até 1942, quando o número de convidados aumentou, fez essas cerimônias de jantar, se tornarem impraticáveis. Começando com a 16ª cerimônia, que aconteceu no Grauman's Chinese Theatre em Hollywood, o evento passou a ser realizado sempre em um teatro.
Em 1953, a primeira cerimônia do Oscar televisionada permitiu que milhões em todo os Estados Unidos e Canadá podessem assistir ao evento. Radiodifusão em cores começaram em 1966, proporcionando aos telespectadores a oportunidade de experimentar o fascínio do brilho do evento. Desde 1969, o show do Oscar foi transmitido internacionalmente, atingindo agora os fãs de cinema, em mais de 200 países.
CURIOSIDADES
- 1ª Premiação - Reconhecendo a necessidade de honrar realizações que não se encaixam em categorias fixas, a Academia apresentou dois prêmios especiais na sua primeira cerimônia em 1929: um a Warner Bros para produzir as imagens do pioneiro falando "The Jazz Singer", e outro para Charles Chaplin para produzir, dirigir, escrever e estrelar "The Circus".
- 2ª Premiação - O número de categorias foi reduzido de 12 para 7: Melhor filme, Melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, Melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte. Desde então, o número de concessões aumentou lentamente.
- 7ª Premiação - Melhor montagem, Trilha sonora e melhor canção foram adicionados às categorias homenageando filmes lançados em 1934. O ano também trouxe a primeira gravação da campanha, que visa nomear Bette Davis por sua performance em "Servidão Humana." Também nesse ano, a Academia manteve a empresa de contabilidade da Price Waterhouse para tabular os votos e garantir o sigilo dos resultados. A empresa, agora chamada PricewaterhouseCoopers, continua a tabular a votação para este dia.
- 9ª Premiação - O primeiro ator e atriz coadjuvantes são apresentados, para performances em filmes de 1936. As honras foram para Walter Brennan para "Come and get it" e de Gale Sondergaard para "Anthony Adverse".
- 10ª Premiação - O Prêmio "The Irving G. Thalberg", foi apresentado pela primeira vez na cerimônia realizada em 1938. A honra foi para Darryl F. Zanuck.
- 12ª Premiação - Fred Sersen e EH Hansen, da 20th Century Fox foi o primeiro vencedor do Oscar de Efeitos Especiais. Eles foram homenageados por seu trabalho no filme de 1939 "The Rains Came".
- 14ª Premiação - Em 1941, a Categoria Documentário, apareceu nas urnas pela primeira vez.
- 20ª Premiação - O primeiro prêmio especial para homenagear um filme em língua estrangeira foi dado em 1947 com o filme italiano "Shoe-Sine." Sete mais premios especiais foram apresentados, filme estrangeiro tornou-se uma categoria anual em 1956.
- 21ª Premiação - Figurino foi adicionado as cédulas em 1948.
- 25ª Premiação - Pela primeira vez, a apresentação do Oscar foi televisionado. A NBC-TV e rede de rádio realiza a cerimônia, homenageando os filmes de 1952, com Bob Hope como mestre de cerimônias, e da NBC Internacional em Nova York com Conrad Nagel como anfitrião.
- 29ª Premiação - O "Prêmio Humanitário Jean Hersholt" foi estabelecido e Y. Frank Freeman foi o seu primeiro destinatário.
- 36ª Premiação - O prêmio de Efeitos Especiais foi dividido em Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais Especiais e teve início com os filmes lançados em 1963.
- 38ª Premiação - A cerimônia do Oscar em 1966 foi a primeira a ser televisionada em cores.
- 41ª Premiação - Em 14 de abril de 1969, a cerimônia do Oscar foi o primeiro grande evento realizado na nova Dorothy Chandler Pavilion do condado de Los Angeles Music Center.
- 54ª Premiação - Maquiagem tornou-se uma categoria anual, com Rick Baker premiado por seu trabalho em 1981 o filme "Um Lobisomem Americano em Londres". O Gordon E. Sawyer Award, que reconhece as contribuições tecnológicas para o setor, foi estabelecida.
- 74ª Premiação - O prêmio Melhor Animação é adicionado, com "Shrek", premiado em 2001.
Fonte: Página oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário