Há séculos essas maravilhas despertam nossa curiosidade. Verdadeiras obras arquitetônicas que sobreviveram ou não, ao tempo, as catástrofes naturais e destruição causadas pelo homem, mas que causam êxtase em quem as vê. Cada maravilha dessas, conta um pouco da história da humanidade e da capacidade criativa, de engenharia e religiosidade das raças. Perguntas permanecem até hoje aguçando a inteligência de cientistas e estudiosos, quanto a nós, meros espectadores, criamos nossas fantasias e aguardamos novas descobertas. O cinema e a TV se esforçam para divulga-las e grandiosos filmes épicos contam as histórias dos idealizadores desses feitos e destacam esses monumetos.
- Rapa Nui
- Taj Mahal: An eternal Love Story
- Átila, o Huno
- Tróia
- OS "MOAIS" DA ILHA DE PÁSCOA
Os moais são as enormes estátuas de pedra erguidas na Ilha de Páscoa e com fins religiosos. Cercada de mistérios, a ilha, localizada no meio do Oceano Pacífico (mais precisamente a 3.706 km da costa chilena), instiga a imaginação de cientistas e visitantes a desvendar o mistério das enormes estátuas de pedra. Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os “Rapa Nui”, como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias. O que significaria que os líderes, representados pelos moais, continuariam a olhar para sua tribo. A mesma teoria afirma que a lógica de construção dos moais segue um padrão que está relacionado à topografia da ilha, também pelo fato de estarem viradas para esta e de costas para o mar.
Outra teoria, defendida por um pesquisador do Instituto de Astrofísica das Canárias, Edmundo Edwards, tenta provar que, na verdade, as estátuas seguem um padrão de construção que seria orientado pelas estrelas, tal qual as pirâmides egípcias.
Ao todo a ilha de Páscoa, também chamada de Rapa Nui, possui 670 estátuas de pedra que começaram a ser esculpidas em torno do ano 1.000 d.C. pelos nativos. Cada estátua era feita de uma única rocha basáltica retirada de uma cratera no centro da ilha, a cratera “Rano Raraku”, e seus tamanhos variam de 2 a 20 metros de altura. Depois de esculpidos os moais eram transportados sobre toras até o local onde seriam erguidos, geralmente sobre altares, também de pedra, os “ahus”.
- MURALHAS DA CHINA
A grande muralha da China, a única construção feita pelo homem capaz de ser distinguida do espaço, foi declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. Como um dragão gigantesco, a muralha serpenteia pela China de leste a oeste, cortando desertos, montanhas e planícies por quase 6.700 Km. No entanto, ela não foi - ao menos inicialmente - projetada para ser ''grande''. Na verdade, começou a ser construída em seções independentes por diferentes estados. Não se sabe, de fato, exatamente quando essas primeiras seções da muralha foram erguidas, mas acredita-se que foi no começo da dinastia Chou , tendo sido aumentada no Período dos Estados Combatentes. Porém, foi só na dinastia Ch''in que se tornou monumental, quando o imperador Ch''in Shi Huang uniu as várias muralhas para rechaçar os frequentes ataques dos hunos e, claro, para demonstrar seu grande poder. As obras de Ch''in Shi Huang demoraram dez anos para serem concluídas e, diz a lenda, custaram mais de um milhão de vidas. Depois do período Ch''in, outras dinastias continuaram sua construção. Grande parte dela foi executada e restaurada pelos Ming, que reinaram de 1368 a 1644, quando a muralha atingiu sua extensão máxima e a forma que restou até hoje. Eficiente como estratégia militar, a fortificação tinha torres de observãção, ameias, passagens e tocheiros sinalizadores que poderiam comunicar uma invasão ao outro extremo do império em questão de horas. A Grande Muralha, entretando, não evitou que a China fosse conquistada por outros povos, como mongís e os machu. No entanto, eles só foram bem-sucedidos por causa da fraquesa do governo e do empobrecimento do país.
- TAJ MAHAL
Sem dúvida alguma uma das construções mais perfeitas da Terra, o Taj Mahal é o memorial eterno projetado por um líder indiano em homenagem a seu amor perdido. Essa pérola da arquitetura concebida em mármore foi descrita pelo poeta Rabindranath Tagore como "uma lágrima no rosto da eternidade" e, por isso mesmo, é impossível ser traduzida apenas em palavras. A simetria perfeita do Taj (uma cúpula central rodeada por outras quatro menores, com minaretes em cada ponta refletidos em um grande lago) parece extremamente bela no entardecer e no alvorecer quando a construção de mármore reluzente parece flutuar. Sua beleza se altera no decorrer do dia. Às vezes, o Taj Mahal está envolto em uma neblina, em outras, reluz em uma tonalidade rosada, em um cinza perolado ou ainda em um amarelo suave, atingindo até uma brilhante claridade sob o sol de Agra. Na verdade, a iluminação que muda é um motivo decorativo, projetado para produzir uma diversidade de possibilidades visuais para o observador. E, segundo os princípios da arquitetura mogol, a luz simboliza a presença de Alá.
Finalizado em 1653, o Taj Mahal foi construído pelo governante mogol Shah Jahan em homenagem à memória e para preservar o corpo de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("Eleita do Palácio"), que morreu ao dar a luz ao seu 14º filho. A construção do mausoléu levou 22 anos e envolveu 20 mil trabalhadores. Uma manada de mil elefantes levou os blocos de mármore, cada um pesando mais de duas toneladas, trazidos de pedreiras a mais de 300 quilômetros de distância.
Como um tesouro, o Taj Mahal é protegido por um portão principal construído em arenito vermelho com cerca de 30 metros de altura. Em seguida, vemos um jardim em estilo mogol, cujo trajeto é simetricamente demarcado. Canais de água separam o jardim em quadrantes simbolizando os Jardins do Paraíso islâmico, cujos quatro rios fluem água, leite, vinho e mel. Em tempos passados, havia peixes reluzentes nas águas, os pássaros coloridos pairavam nos ares e, na terra, árvores plantadas com perfeição simbolizavam a morte (ciprestes) e a vida (árvores frutíferas).
O túmulo é rodeado por uma mesquita em arenito vermelho que consagra o local e por uma réplica chamada Jawab ( "resposta"), cujo portão não está voltado para Meca, não sendo possível realizar orações. Nos quatro cantos do mausoléu há minaretes ligeiramente inclinados para fora (uma precaução no caso de terremotos) projetados para assegurar que as altas torres caiam para fora do túmulo ao invés de colidirem para dentro dele.
Fiel aos princípios mogóis da simetria arquitetônica, o túmulo tem a forma de um quadrado, cada lado medindo quase 60 metros. O arco central é estabelecido em cada lado por arcos menores. A largura do pedestal de mármore sobre o qual está o túmulo é igual à sua altura. E o peso da cúpula corresponde à altura da fachada inferior. A cúpula é semelhante a uma pérola, lembrando a imagem de Maomé do trono de Deus como uma cúpula de pérola branca sobre quatro colunas. Utilizando uma inovação arquitetônica desenvolvida na Ásia Central, a cúpula é, na verdade, o dobro da construção, um projeto que permite suportar um peso maior. A câmara principal do túmulo formada por oito lados guarda o memorial a Mumtaz Mahal, atrás de uma abertura em mármore que permite uma iluminação tão leve quanto etérea. O mausoléu de Shah Jahan fica ao lado. O mosaico de pedras preciosas é tão bem elaborado que uma simples folha ou flor pode ser formada por 60 ou 70 pequenos fragmentos distintos. Os túmulos das duas realezas ficam logo abaixo, na cripta.
- O CAVALO DE TRÓIA
Uma guerra sob desconfiança. Essa seria a principal constatação a ser feita sobre a lendária (ou histórica) Guerra de Tróia. Ao longo de anos, diversos historiadores, arqueólogos e estudiosos discutem se o evento bélico narrado na obra clássica “Ilíada” foi um fato consumado ou conseqüência da imaginação e do pensamento religioso fortemente arraigado entre os gregos.
De acordo com as narrativas sobre esse evento, que contou com diversas obras, a Guerra de Tróia tem início com o casamento de Peleus e Tethis, deusa dos mares. A deusa da discórdia, Eris, não sendo convidada para o evento, resolveu lançar um desafio contra aqueles que estavam na festa. Chegando repentinamente à festa de casamento, Eris ofereceu uma maçã de ouro àquele deus que demonstrasse maior senso de justiça.
As deusas Hera, Afrodite e Atena tentaram possuir o valioso apetrecho. A disputa entre as deusas impeliu Zeus a convocar o príncipe troiano Paris, o mais belo dos homens, a julgar que mereceria o referido prêmio. Ansiosas pela conquista da maçã, as três deusas ofereceram uma oferta distinta à Paris. Atena lhe prometeu saúde; Hera lhe jurou poder, e Afrodite lhe prometeu o amor da mais bela mulher do mundo. Paris cedeu à oferta de Afrodite, que em troca lhe prometeu o amor de Helena, mulher do rei espartano Menelau. Dessa forma, Paris organizou-se para ir em busca de sua prometida. Durante o trajeto rumo à Esparta, os profetas gêmeos Cassandra e Heleno tentaram persuadir Paris para que desistisse de tal empreitada. No entanto, Paris já estava obcecado pela mulher de Menenlau e, por isso, seguiu seu caminho em direção à Esparta. Chegando à cidade de Esparta, Menelau tratou Paris com todo o prestigio referente à sua posição.
No período de sua estadia, o rei Menelau teve que ausentar para acompanhar um funeral. Aproveitando da oportunidade, Paris capturou a rainha Helena e roubou parte das riquezas de Menelau. Chegando à Tróia, Paris organizou os preparativos para o seu casamento com Helena. Enfurecido, Menelau mobilizou todos os antigos pretendentes de Helena para que juntos recuperassem a honra do rei espartano. Entre os integrantes da tropa, destacava-se Agamenon, irmão de Menelau e rei de Micenas. Diversos heróis gregos se reuniram na empreitada marítima, que partindo do porto de Áulis, atravessaria o mar Egeu com destino à Tróia. Muitos dos convocados resistiram ao chamado de Menelau, pois havia uma profecia que os invasores de Tróia ficariam presos na cidade por mais de vinte anos. Ulisses fingiu estar louco para não ir à guerra, no entanto – ao ver seu filho mais novo convocado – desfez a sua própria farsa. Ao longo dos preparativos da força grega, Ulisses ficou sabendo que a esquadra não teria sucesso caso não recorresse ao apoio de Aquiles. Dessa maneira, Ulisses foi até a cidade de Ciros para tentar persuadir o bravo guerreiro a participar dos combates contra Tróia. Mesmo com os guerreiros reunidos, um novo problema veio a complicar a situação grega. A deusa Ártemis exigia que Agamenon sacrificasse sua filha Ifigênia, para que os ventos conduzissem os gregos à cidade de Tróia.
Durante os ataques contra os troianos, os gregos tiveram grandes dificuldades de organizar os combates. Agamenon e Aquiles entraram em desavença durante a partilha das riquezas obtidas com os conflitos. O desentendimento entre os guerreiros ameaçou seriamente a vitória dos gregos, que só voltaram a bater as tropas troianas quando Aquiles voltou ao combate.
Os conflitos com os troianos se alongaram durante muito tempo. Além disso, a cidade de Tróia, sendo uma região cercada por muralhas intransponíveis, resistia incólume às tentativas de invasão dos gregos. Visando dar um fim ao combate, o astuto Odisseu ordenou a construção de um enorme cavalo feito de madeira. Em seu interior, centenas de soldados ficariam à espreita.
As tropas marítimas gregas foram todas dispensadas, enquanto o cavalo “recheado” com os mais bravos guerreiros gregos seria posto nas portas da cidade de Tróia. Os troianos ao receberem o “presente de grego” e perceberem a partida dos navios, pensaram que a guerra tivesse sido ganha. Pensando que o cavalo fosse um presente dos deuses, os troianos receberam a construção de madeira para dentro da cidade e realizaram uma grande festividade.
No alto da noite, quando todos os troianos estavam bêbados e sonolentos, o grego Sinon (único guerreiro deixado para fora do cavalo de madeira) tratou de libertar os guerreiros escondidos. Aproveitando da situação, os guerreiros gregos finalmente conseguiram conquistar a cidade de Tróia. Menelau, que havia prometido matar Helena por ter se casado com Paris, não resistiu aos encantos de sua bela esposa e voltou atrás em sua decisão.
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