terça-feira, 8 de junho de 2010

A TELEVISÃO NO BRASIL - PARTE 2

http://www.redetupi.com/media/.gallery/main26.jpg http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/coluna2001ago10excelsior01.jpg
A POPULARIZAÇÃO E OS INVESTIMENTOS
Em 1964 a TV Tupi e TV Excelsior dominam o gênero novela. A TV Rio começa a realizar algumas produções nesse sentido. A TV Record, já recuperada do incêndio quatro anos antes, contrata novos comediantes, como Jô Soares que estreia aos sábados o programa Jô Show, e Renato Corte Real, com o humorístico Papai Sabe Nada, uma paródia à série americana Papai Sabe Tudo, com Robert Young, trazendo no elenco sua própria família,sua esposa e seus dois filhos. A TV Excelsior do Rio Canal 2, agora sob a direção de Wilton Franco, leva para a emissora Flávio Cavalcanti, que cria o programa Um Instante, Maestro; Chacrinha, que traz a Discoteca do Chacrinha e a Buzina do Chacrinha da TV Rio, e a dupla Renato Aragão e Dedé Santana, ambos da TV Tupi do Rio, que fizeram sucesso no programa A, E, I, O... Urca, humorístico da emissora exibido aos domingos, às 19 horas.

No inicio de 1965, com medo da chegada da TV Globo, a TV Excelsior do Rio Canal 2 resolve lançar sua nova programação. Nela estreia Os Trapalhões, com Renato Aragão, Dedé Santana, Wanderley Cardoso e Ivon Curi às segundas; Um Instante, Maestro, com Flávio Cavalcanti, às terças; Discoteca do Chacrinha às quartas; Essa Gente Inocente, programa comandado por crianças, trazendo como apresentadora Elisângela, revelação do programa Clube do Guri, da TV Tupi do Rio, apresentado às sextas; Telecatch Vulcan, programa criado por Renato Pacote no estilo de lutas livres, com a maioria do elenco vindo da Argentina, inclusive o grande astro do programa, Ted Boy Marino, que acabou tornando-se ídolo juvenil dos anos 60, aos sábados; e a Buzina do Chacrinha, aos domingos. O único programa que se conservou da estréia da emissora é Times Square, que continuava às quintas.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0173a10.jpg
PRIMEIRA TRANSMISSÃO DA GLOBO
A data inicial para a estréia da TV Globo no Rio era dia 1º de março, data em que a cidade completava 400 anos. A emissora porém, não estava pronta e marcou a data de 04 de abril, pois coincidia com o canal em que operava, tanto que chegou a ser vinculada pelo jornal O Globo, uma propagando com os dizeres "Em 04/04 estréa o canal 4 - TV Globo", mas também não dava para entrar no ar, assim a emissora tinha até 30 de abril para iniciar o funcionamento, segundo a sua concessão. Finalmente em 26 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo Rio de Janeiro canal 4. A programação, no entanto, não conquista o público e, passada a novidade, a Globo não consegue audiência suficiente para justificar o investimento e no final de 1965, com apenas oito meses de funcionamento, a TV Globo está quebrada, com um faturamento mensal de 170 mil dólares e gastos na ordem de 700 mil dólares. Roberto Marinho decide então, contratar Walter Clark, diretor da TV Rio, e este por sua vez, contrata a peso de ouro, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o "Boni".

Em janeiro de 1966, uma violenta enchente assola o Rio de Janeiro, dando à Globo a oportunidade de estreitar seu relacionamento com o público, realizando uma grande campanha em mutirão, mas a grande jogada da Globo estava por vir em março daquele ano, quando adquire em São Paulo as Organizações Victor Costa, que atravessavam sérias dificuldades financeiras desde a morte de seu fundador. Com a compra, a Globo passa a ser dona da TV Paulista canal 5, da Rádio Nacional de São Paulo, da Rádio Excelsior de São Paulo e da Rádio Mundial do Rio e começa então a formar sua rede.

A Record vende os direitos de exibição do segundo "Festival da música popular brasileira" no Rio, para a Globo. A Globo no Rio também compra da Record os direitos de exibição do programa Quatro Azes de Ouro, com Agnaldo Rayol, Leny Eversong, Jô Soares e Renato Corte Real e a temporada de Papai Sabe Nada com Renato Corte Real, aumentando a desavença entre as lideres das Emissoras Unidas. A Globo do Rio contrata a comediante Dercy Gonçalves para apresentar um programa de auditório aos domingos, chamado Dercy de Verdade, o primeiro sucesso da Globo, na área de Shows. Nas novelas a Globo apresenta O Sheik de Agadir que foi seu primeiro grande sucesso no gênero, exibido apenas para o Rio de Janeiro.

Em janeiro de 1967, quando a Record estava iniciando uma recuperação, um novo incêndio destrói um de seus teatros, o Teatro Paramount no centro de São Paulo. A emissora se vê obrigada a transferir toda a programação para o Teatro Consolação no bairro de mesmo nome. No Rio, a situação também não é boa para as Emissoras Unidas. A TV Rio decide vender suas retransmissoras em Juiz de Fora e em Belo Horizonte para a TV Globo, que já está começando a formar a Rede Globo.

Ainda em 1967, a Globo do Rio faz experiências de TV em cores, utilizando o sistema americano NTSC exibindo programas como a Discoteca do Chacrinha e Dercy de Verdade coloridos. Enquanto fazia testes, no entanto, o governo federal emite uma nota de que o sistema adotado para TV em cores no Brasil seria o sistema da empresa Telefunken, desenvolvido na Alemanha, chamado de PAL, numa variação especialmente feita para países quentes, denominada de PAL M; além disso, proíbe quaisquer testes com outros sistemas, marcando a implantação das cores em cinco anos, ou seja, em 1972. Em 13 de maio de 1967, é inaugurada em São Paulo a TV Bandeirantes canal 13, de propriedade da Rádio Bandeirantes, do empresário João Saad, com estúdios funcionando no bairro do Morumbi e também contando com aparelhagem de última geração.

no final de 1967, em 20 de dezembro, inaugura-se em Curitiba, a TV Iguaçu canal 4, pertencente ao governador do estado, Paulo Pimentel, filiando-se a REI, que perdera sua afiliada em Curitiba, o canal 12, para a Rede Globo.

Em 22 de novembro de 1968 é inaugurada no Recife a TV Universitária, canal 11, a primeira emissora de televisão educativa do Brasil, de propriedade da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 15 de março de 1969, começa a funcionar em Salvador a TV Aratu canal 4, de propriedade do empresário Roberto Coelho, com uma curiosidade, foi a primeira emissora a funcionar sem nome, um concurso definiu seu nome em julho daquele ano. A emissora já entrou no ar filiada a Rede Globo. Estranho, também, é que apesar de seu nome significar uma espécie de caranguejo comum nos mangues da Bahia seu símbolo era um galo, sendo conhecida até hoje como "a emissora do galinho", outra curiosidade é que foi a segunda emissora de Salvador que até aquela época era servida apenas pela TV Itapoan filiada as Emissoras Associadas.

Em 10 de outubro de 1969 é inaugurada em Porto Alegre a TV Difusora canal 10, pertencente a Rádio Difusora de Porto Alegre. A emissora aliou-se primeiramente à REI. A Globo investe fortemente em tele dramaturgia,  programas esportivos e jornalísticos. A Record investe em programas de auditório.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário