quinta-feira, 10 de junho de 2010

A TELEVISÃO NO BRASIL - PARTE 3

ANOS 70 E A TV EM CORES
http://www.mochileiro.tur.br/copa-1970-brasil-final.jpg
O ano de 1970 inicia com a inauguração em 20 de janeiro da TV Gazeta canal 11 de São Paulo. Em junho de 1970, as redes de televisão do país, unen-se para transmitir a Copa do Mundo no México. Desse "pool", comandado pelo governo federal, ficam fora apenas as emissoras pertencentes à Rede Excelsior, cujo o nome é considerado mal visto pela Ditadura Militar. Como a Rede Excelsior só tem atualmente em sua rede, além das emissoras de São Paulo e Rio de Janeiro, a TV Vila Rica em Belo Horizonte. Somente elas foram, portanto, prejudicadas.
 
Após a Copa de 70, a Globo contrata o coreógrafo da Brodway, Leny Dale, com o objetivo de dirigir o Ballet da emissora. Dale acaba por revolucionar o ballet na televisão brasileira com coreografia moderna e dinâmica, lembrando que antes de sua passagem, os "ballets" na televisão eram mal ensaiados e com coreografia antiquada. Também em 1970, a Globo contrata Hans Donner, vindo da Alemanha para cuidar do visual da rede.
Em 30 de setembro de 1970, o que já estava sendo esperado e preparado pelo governo acaba por acontecer. São caçadas as emissoras da Rede Excelsior, o canal 9 de São Paulo e o canal 2 do Rio de Janeiro. No Rio a emissora já estava esperando e apresentando uma programação com documentários e material fornecido gratuitamente por diversas embaixadas. Em São Paulo porém, tudo foi mais dramático. Em 1º de outubro de 1970 às 18h40, o jornalista Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico, e anuncia aos telespectadores que o governo caçara a Excelsior. Nos transmissores da Excelsior, técnicos do DENTEL tiravam a emissora do ar naquele momento. A Rede Excelsior, após tantas glórias e tantas agonias, estava definitivamente extinta.

Com a aquisição em 1970 do jornal Zero Hora pelo grupo formado pela Rádio Gaúcha e a TV Gaúcha e também a inauguração da TV Caxias em Caxias do Sul, inicia-se a RBS - Rede Brasil Sul de Comunicação, continuando as emissoras de televisão associadas à Rede Globo Em 21 de abril de 1971, data em que Brasília completa onze anos, entra no ar a TV Globo Brasília canal 10. Até aquela data, a Rede Globo havia usado a TV Nacional canal 3, de propriedade do governo federal, como sua afiliada e agora passaria a ter uma emissora própria na capital do país.
Em janeiro de 1972, a TV Continental que já não estava funcionando regularmente, exibindo apenas o programa "Madureza Ginazial" produzido por Gilson Amado para educação de adultos, tem a sua concessão caçada e une-se as TVs Excelsior na qualidade de emissoras extintas.

Em 19 de fevereiro de 1972, é feita a primeira transmissão em cores (oficial) da televisão brasileira, a Festa da Uva direto de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, transmissão ainda para testes. Em 31 de março de 1972, aniversário de oito anos do Golpe militar de 1964, coincidido com o feriado da sexta-feira santa, é inaugurada oficialmente a TV em cores no Brasil.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:g9KR9JXYl1wRoM:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy4KL_BDO9nY2JhkxcKcpe8M8oCg8mDlehxOnAtpOo8go6QT11TybjeSicSiUUtlfx_j7_9NzqHo0wpBGikwFLRD4s3f0iXPLjg_z-SPCyDlcgahR31xhsYGIcGZb5U3jI4hDgMakb4JcH/s400/oplanetadoshomens.jpg http://www.oregional.com.br/imagens/noticias/14283_FP.jpg 
PLANETA DOS MACACOS E VIVA O GORDO
Em 1972, o humorístico Faça Humor, Não Faça a Guerra estrelado por Jô Soares e Renato Corte Real, na Globo, é substituído por Satiricon, que além dos dois comediantes traz também Paulo Silvino e Agildo Ribeiro. Em 1976, a Globo troca Satiricon por O Planeta dos Homens, saindo Renato Corte Real que foi substituido por Luís Carlos Miele e Orival Pessini. Só em 1981 que O Planeta dos Homens foi substituído por Viva o Gordo, onde Jô Soares reinaria como humorista principal.
http://otavionapeneira.zip.net/images/ida2.jpg http://www.digestivocultural.com/upload/luiseduardomatta/odorico_gabinete.jpg
Em janeiro de 1973, a Rede Globo estréia O Bem Amado, sua primeira novela em cores. A Rede Tupi já exibia todas as suas novelas em cores, a Globo porém, achou melhor implantar as cores aos poucos, primeiro exibindo alguns programas apenas, só quando sentiu-se segura, iniciou suas produções coloridas em telenovelas.

Em 1975, o Grupo Silvio Santos convence a associação de fazendeiros, proprietários de 40% da TV Record a lhe vender esse percentual e sai para a compra dos restantes 10% de posse de empresários paulistas. Em maio daquele ano, o Grupo Silvio Santos consegue comprar os 10% necessários das ações da Record e decide ir a justiça, reivindicando seu direito de administra-la. O Grupo Paulo Machado de Carvalho não concorda com a situação, mas é obrigado a aceitar administrar a emissora junto com Grupo Silvio Santos, comportando-se como antagônico, inclusive usando a imprensa para fazer críticas ao grupo rival.

No inicio de agosto de 1976, Silvio Santos informa que passará a transmitir seu programa de domingo pela Rede Tupi, pois tanto a TV Record como a sua emissora no Rio, a TVS canal 11, ainda não tem estrutura para exibi-lo. Silvio também anuncia que na Tupi, seu programa será em cores, nunca exibido dessa forma pela Globo. A Globo envia então para São Paulo, equipamentos novos para exibir o último Programa Silvio Santos na emissora em cores, estragando assim a novidade. Na Rede Globo, a direção não vê a hora de Silvio Santos terminar seu contrato.
http://singrandohorizontes.files.wordpress.com/2009/04/sitio.jpg http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/D/1CE34D_1.jpg
Em 07 de março de 1977, a Globo, numa parceria com a TVE do Rio de Janeiro, produzem o Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra homônima de Monteiro Lobato. O programa infantil fez tanto sucesso que ficou no ar por quase dez anos.

Em 04 de abril de 1977, após várias agonias, o DENTEL tira do ar a TV Rio canal 13, devido a falta de pagamento do aluguel de seus cristais a empresa RCA Eletrônica. A emissora já agonizava há vários anos e não havia mais como conservar a TV Rio no ar que teve os melhores programas e as maiores audięncias, e foi a primeira a transmitir em cores, mesmo assim, agora juntava-se a Continental e a Excelsior como emissoras extintas, ao menos pelos próximos dez anos.

Numa triste tentativa de vencer sua crise, agravada com uma greve de seus funcionários na emissora de São Paulo, que fez com que a mesma transmitisse seus programas do Rio, a Rede Tupi decide fechar seu departamento de tele dramaturgia em 1979, liberando seus atores, indo a maioria trabalhar na Rede Globo. A Rede Tupi passa a investir mais em shows, sendo que os recursos parecem cada vez menores.

Estranhamente a direção das Emissoras Associadas parecem ter interesse na dissolução da Rede Tupi, pois tudo é feito para dificultar as emissoras de recuperarem-se. Finalmente, após nova greve em 1980, que de novo tirou a emissora de São Paulo do ar passando a transmissão do sinal direto do Rio de Janeiro, a Rede Tupi consegue um empréstimo com o banco para pagamento de salários atrasados. Mas João Calmon, presidente dos Associados, passa no banco e saca o dinheiro, fazendo com que os cheques de pagamento fiquem sem fundos.

Assim em 18 de julho de 1980, são caçadas as emissoras da Rede Tupi que interessavam aos Diários Associados que saíssem do ar. Os Associados conservam apenas a TV Alterosa de Belo Horizonte, TV Brasília do Distrito Federal e a TV Itapoan de Salvador; que encontram-se com suas contas em dia. São cassadas as TVs Tupi do Rio de Janeiro canal 6 e São Paulo canal 4, TV Itacolomi canal 4 de Belo Horizonte, TV Piratini canal 5 de Porto Alegre, TV Ceará canal 2 de Fortaleza, TV Rádio Clube canal 6 do Recife e TV Marajoara canal 2 de Belém. Para o governo federal é interessante a cassação, pois já tem em vista dois grupos aos quais deseja presentear com canais de televisão, o Grupo Silvio Santos e o Grupo Adolfo Bloch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário