segunda-feira, 14 de junho de 2010

A TELEVISÃO NO BRASIL - PARTE 5

A GLOBALIZAÇÃO
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Entra no ar em outubro de 1990, no canal 32 em São Paulo e no canal 9 no Rio, a MTV Brasil, funcionando primeiramente de 10 da manhã até meia noite, depois, esticando até duas da manhã e começando as oito. Em 1992, a MTV recebe o canal 24 no Rio e em 2000 foi remanejada para o canal 48.

Em 1991 surgia a TVA, a primeira tv por assinatura no Brasil, de propriedade do Grupo Abril, com transmissão do sinal via MMDS no Rio e em São Paulo com apenas cinco canais. Além da CNN, Superstation e ESPN, a TVA trocou a TVM pela MTV Brasil e o canal de filmes passou a chamar-se TVA Filmes, em 1994 a TVA fecha contrato com a HBO, passando a transmitir, na época com exclusividade, seu sinal no lugar da TVA Filmes. Em 1992 a TVA lança o canal Cartoon Network com desenhos animados 24 horas por dia, pertencente aos estúdios Hanna-Barbera. Naquele mesmo ano, 1992, a NET surge no Brasil, com transmissão via cabo, no estilo empregado nas cidades americanas, com a primeira ligação nos bairros de Ipanema e Leblon, na cidade do Rio de Janeiro. Ainda em 1992, a NET chegaria a São Paulo, nos bairros de Interlagos e Jardim Paulista.
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A dor de cabeça dos anos 90 que a Globo tem, não vem com a chegada da nova TV Record do Bispo Macedo, e sim da Rede Manchete. Após o sucesso de Dona Beija, a Manchete passa algum tempo sem conseguir emplacar nenhuma vitória, até que em março de 1990 estreia na emissora a novela Pantanal, em um horário alternativo, nove e quarenta e cinco da noite, após a Globo terminar o seu fillé mignon Tieta. Pantanal acaba por ser o maior sucesso da Rede Manchete e prova que a Rede Globo, até então considerada absoluta no primeiro lugar de audiência, pode ser incomodada se houver investimento correto na tele dramaturgia. Mas logo também, a Globo respirou aliviada. A sucessora de Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão não conseguiu conservar o sucesso de sua antecessora e jogou, por hora, as novelas da Manchete de novo no ostracismo.

Em 1991, estranhamente em São Paulo, um novo incêndio irrompe mais uma vez nos estúdios da TV Record. Dessa vez, o sinistro é visto como bastante providencial pela direção da emissora, cuja compra pela Igreja Universal vem sendo questionada por alguns setores da sociedade. Com o incêndio, os documentos relativos a venda da Record se perdem, fazendo com que alguns pontos da transação não fossem jamais esclarecidos.

Aliás, 1992 parece ser o ano de novidades entre as emissoras cariocas, no que se refere a composição de redes. No mesmo ano, com a intenção de formar, mais uma vez, uma rede de televisão descentralizada do eixo Rio-São Paulo, o político José Carlos Martinez, proprietário desde 1976 da TV Paraná em Curitiba, compra a TV Corcovado canal 9 do empresário Silvio Santos. Desde que havia desvinculado a emissora da TV Record, Silvio não sabia o que iria fazer com ela. Vendera a Record em São Paulo e não precisava de outra emissora também no Rio de Janeiro, além disso, o governo estava pressionando-o para que se desfizesse da emissora, sob alegação que já era proprietário do canal 11 no Rio. Na época, a emissora estava arrendada para a MTV, mas o governo decide conceder o canal 24 para o Grupo Abril, com objetivo da MTV continuar operando no Rio mesmo com a venda da TV Corcovado. Assim Silvio Santos vende para Martinez a emissora, que cria a Rede OM. Como a rede não pode ser forte sem ter um representante na maior cidade do país, São Paulo, Martinez firma contrato com a TV Gazeta em março de 1993, visto ser ela a unica emissora na cidade na época não pertencente a uma rede, com excessão da TV Cultura, que pertence ao governo do estado. Logo essa associação terminaria, pois a TV Gazeta já tem uma programação regional formada, seu único trunfo diante das emissoras de rede, e não deseja abrir mão dela para uma programação nacional montada pela Rede OM. Em fins de 1993 a Rede OM (Rede das Organizações Martinez) decide mudar de nome, com o objetivo de desvincular o nome da família das emissoras de TV. Assim, passa a chamar-se CNT (Central Nacional de Televisão), não modificando em nada a má qualidade da rede em todos os aspectos.

Em abril de 1992, a Rede Manchete, atravessando diversos problemas financeiros devido a investimentos considerados altos demais para a emissora ainda em ascensão, faz com que o Grupo Bloch coloque a emissora a venda. A Manchete é comprada pelo Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), que não tem a mínima tradição em televisão ou rádio. Os novos donos transferem a sede da emissora para São Paulo, porém, não resolvem os problemas financeiros da empresa, como também não pagam uma parcela da venda da emissora, fazendo com que o Grupo Bloch entre na justiça reivindicando a retomada de posse da rede, o que foi concedido pela justiça. A volta da rede para as mãos do Grupo Bloch em abril de 1993 não solucionou o problema financeiro da empresa, que acabou arrendada para a Igreja Renascer Em Cristo. A Igreja viria tentar a compra da emissora em 1996, mas foi impedida pelo governo, devido a problemas éticos e judiciais com o casal fundador da seita.

Em 8 de maio de 1999, depois de várias reuniões, concretizou-se a venda da Rede Manchete para o Grupo TeleTV, organização presidida pelo empresário Amilcare Dallevo Júnior. Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da Rede TV! .

Fonte: Wikipédia

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