quarta-feira, 29 de junho de 2011

SUCESSO DO PASSADO - A TURMA DO BALÃO MÁGICO


Turma do Balão Mágico foi uma banda infantil brasileira dos anos 80. Originou o programa infantil Balão Mágico na Rede Globo (1983-1986). Seus álbuns venderam mais de 10 milhões de cópias no Brasil.
O grupo lançou 5 álbuns, sendo uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Baile dos Passarinhos, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac.
Em 1981, Simony Benelli aparecia na televisão cantando no programa Raul Gil. Por causa da resposta positiva do grupo, Simony (então com 5 anos de idade) foi convidada por Tomas Muñoz para formar um grupo musical. No mesmo ano, Vímerson Cavanillas Benedicto se apresentava em shows de calouros e fazia sucessos em comerciais e desfiles. Quando soube que iriam fazer um grupo infantil, seu irmão o levou para fazer um teste na gravadora. Tendo passado, foi imediatamente convidado para formar uma "dupla" com Simony, que já tinha aceitado. Tendo o grupo em mãos, a gravadora tratou de gravar o disco imediatamente, escalando Edgard Poças para fazer as letras do grupo, impondo para que ele "traduzisse" letras que faziam sucesso no exterior.
Aceitando a proposta, Edgard tentou driblar o que a gravadora falou, pegando o ritmo das músicas e criando as próprias letras, misturando com algumas letras de músicas famosas brasileiras. Nascia a Turma do Balão Mágico. Pouco tempo depois, após o disco ter sido terminado, Ronald Biggs fora sequestrado para o Caribe, e o seu filho, Michael Biggs fez um apelo em rede nacional para trazerem seu pai de volta, comovendo o Brasil. Munõz chamou então Ronald e perguntou se Michael sabia cantar, tendo como resposta que o filho só sabia cantar "Oh, Suzana", quando brincava. Em reposta, Munõz retirou uma faixa do disco e gravou um solo com Michael, que recebeu o carinhoso apelido de Mike.
Vímerson Cavanillas era um nome muito complicado para as crianças decorarem, então a gravadora pegou a última sílaba de seu último nome (Benedicto) e juntou com a primeira, formando então "Tobe", ou Tob. Tendo os três garotos, a gravadora lançou o disco, que vendeu mais de 800 mil cópias. Havia também uma máscara de palhaço como brinde no LP. O Balão Mágico passou então a fazer uma série de shows pelo Brasil, acompanhados de uma gigantesca equipe técnica e palhaços.
Com um recorde em mãos e um programa diário na emissora de maior sucesso na televisão brasileira, a Turma do Balão Mágico preparava-se, em meio à shows e apresentações em programas, para lançar um novo álbum. Para o novo repertório, a gravadora procurava um novo integrante, de preferência uma menina, para estrear junto à nova fase do Balão. Na Itália, Jair Oliveira cantava com o pai, Jair Rodrigues, o sucesso Io e Te. Agendado um show com Pelé no Maracanã, Jair Oliveira ia se apresentar em conjunto quando o jogador teve de cancelar o show, e o garoto teve de cantar sozinho, deixando a multidão boquiaberta. Sem nova garota no grupo, a novidade era Jair Oliveira, apelidado de Jairzinho.
As crianças estavam crescendo rápido; Tob, então com 13 anos, não cabia mais como músicas infantis, ao mesmo tempo em que Simony (8) e Mike (9) também cresciam. Sabendo disso, a CBS fez uma preparação diferente, convidou Edgard Poças novamente, e este fez então um repertório mais adolescente para o disco, falando de namoro, intrigas, e coisas afins. Para a grande aposta romântica do disco, foi gravada a música "Se Enamora", sucesso no exterior (El Amore)e também importada para cá. Com Tob e Simony como intérpretes principais, o disco teve 12 músicas e foi adicionado um teatrinho para montar como brinde.
Em setembro de 1984, o terceiro álbum da Turma do Balão Mágico estreava. Para a maioria, o melhor álbum do grupo. O álbum bateu um novo recorde,e seus hits não paravam de tocar nas rádios e na TV. O Balão finalmente tinha alcançado sucesso absoluto, e reinava no público infantil/juvenil. A turnê de shows aumentou, o programa também. Com todo esse sucesso, o Balão ainda protagonizou uma propaganda para vacinação contra a Raiva.
A Rede Globo Exibiu um especial da Turma do Balão Mágico,intitulado de A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito.O Especial Foi Um programa de Augusto Cesar Vannucci,Teve criação de Stil,Edi Newton e Paulo Netto,redação de Wilson Rocha,direção de Paulo Netto e Direção geral de Augusto Cesar Vannucci.
Em 1986, o Balão Mágico entrava numa fase marcada de decadência. A formação inicial se desfizera, e Mike e Ricardinho acabaram por se ausentar das gravações do quinto disco, e, algum tempo depois deste ser lançado, dos shows. O disco foi um fiasco de venda (comparado aos outros), com pouquíssimos hits. Depois de gravado, uma nova formação aparecia nos shows, para assombro do público: Simony, Jairzinho, Luciana (prima da Simony) e a Luciana, irmã de Jairzinho. Com apenas 1 integrante da formação original e 1 da era de ouro, o Balão definitivamente começava a cair. Misturando elementos do programa Nave da Fantasia (da qual Simony apresentava), o grupo perdia sua essência.
Em maio de 1986, o programa Balão Mágico da globo acabava, tendo durado até junho com apenas reprises. Com o fim do programa, o sucesse que já tinha se esvaido acabou por ter sumido por completo, e a CBS acabou dissolvendo o grupo em 1986.
Leia mais na Wikipédia
Leia mais sobre Mike

Nenhum comentário:

Postar um comentário