South Park é um desenho animado cuja essência é a crítica à sociedade norte-americana. O desenho foi criado por Matt Stone e Trey Parker e desde seu início, em 1997, é exibido pelo canal de televisão estadunidense Comedy Central.
A série se passa na pequena e gelada cidade fictícia de South Park, Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões a todo momento. São eles: Eric Cartman, Stan Marsh, Kenny McCormick e Kyle Broflovski.
Desde o dia em que foi estreado, em 13 de agosto de 1997, o desenho exibiu 181 episódios, em 12 temporadas. A décima terceira temporada começou a ser exibida em 11 de março de 2009. O desenho está contratado para produzir novos episódios até a décima quinta temporada, em 2011.
No Brasil, South Park começou a ser exibido no dia 20 de julho de 1998, uma segunda-feira a partir da primeira temporada. Levando em conta o sucesso que a série estava tendo no Multishow, dois meses depois, no dia 15 de setembro de 1998, uma terça-feira a MTV começou a exibir a série também desde a primeira temporada. Tanto no Multishow quanto na MTV a série era exibida na versão legendada e cada canal tinha sua legenda. No dia 28 de Maio de 2002 a MTV parou de exibir a série definitivamente, terminando na segunda reprise da quinta temporada, o Multishow continuou com a exibição. No dia 20 de novembro de 2006 o Multishow exibiu a série já sabendo que não haveria novos episódios na programação, terminando no último episódio da nona temporada. Em 2002, algum tempo depois de a MTV parar de exibir South Park, o canal Locomotion começa a exibir desde a primeira temporada, mas desta vez, em uma versão dublada feita em Miami, de qualidade duvidosa. Em 2005 o canal Locomotion encerrou suas atividades no Brasil, e dublou ao todo sete temporadas completas da série, porém, dos 15 episódios que contém na sétima temporada, apenas 10 foram exibidos na Locomotion, e cinco nunca foram ao ar apesar de estarem dublados. Em 2006, o canal VH1 que estreou no Brasil dia 21 de Novembro de 2005, comprou da extinta Locomotion os episódios dublados e exibiu as sete temporadas rapidamente, inclusive os raros episódios nunca exibidos em versão dublada. Atualmente o Multishow exibe apenas South Park nas Terças Feiras ás 4:30 da madrugada, em uma versão "light" que não contém palavrões nas legendas, e nem conteúdo impróprio nos episódios, de uma temporada de 14 episódios, apenas de 8 a 12 são aproveitados. É provável que a série seja retirada definitivamente do canal. Porém, o canal VH1 exibe com orgulho a série em sua versão dublada, e caminha para a 13ª temporada, alcançando países como Alemanha, que possuem pouco intervalo de tempo entre a exibição original americana e a exibição local. É provável que South Park dure bastante na VH1, e como a série já foi confirmada para a 15ª temporada, o Brasil ainda poderá assistir por vários anos Cartman falando português. Vale lembrar também que o único gasto que a VH1 tem ao exibir South Park é a dublagem, já que a série foi cedida ao canal pela Comedy Central, pois fazem parte do mesmo grupo, a Viacom Company. O Multishow diz que retirou a série do ar por reclamações de telespectadores, mas com o aumento do preço da série para que um canal compre uma das novas temporadas, eles podem apenas ter decidido que não vale a pena pagar tanto pela audiência recebida.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apareceu ao lado dos personagens animados de South Park, no episódio "Pinewood Derby", que foi ao ar na última quarta, 15, nos Estados Unidos. O sexto capítulo da 13ª temporada mostra a população de South Park na luta contra uma invasão alienígena. Lula, no caso, entra em cena como um dos líderes mundiais que vão ao socorro da cidade. A aparição não é nada mais do que uma pontinha - nem fala o "Lula animado" tem. O presidente, no entanto, figura ao lado políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Veja mais em: South Park Studios
Veja vídeos no You tube
Veja mais em: South Park Studios
Veja vídeos no You tube
Nenhum comentário:
Postar um comentário