TECNOLOGIA 2D
Existente no mundo há bem mais tempo que a tecnologia 3d, a 2d também é bastante usada no ramo da tecnologia. Para você que não sabe o que significa a 2d, veja a imagem acima. Em computação gráfica 2d é também chamado de objetos com duas dimensões. Tendo assim largura e comprimento.
Se pensarmos bem a tecnologia 2d já está ultrapassada, e isso é uma verdade sim, já que a 3d hoje domina as ações. Existem alguns jogos símbolos da era 2d, por exemplo o super Mario, space-invaders e Sonic foram provas vivas do que foi a 2d.
TECNOLOGIA 3D
Como possuímos dois olhos alinhados à frente, nossa visão é bifocal. Capturando uma imagem com duas câmeras, é possível emular a sensação de profundidade que temos quando visualizamos algo. Embora filmar seja relativamente fácil, o problema maior está em como exibir essas imagens. O que a tecnologia faz é exibir um objeto com uma pequena diferença para cada olho, induzindo o cérebro a identificar como 3D (Tem-se a impressão que o objeto salta da tela). Para isso, é preciso utilizar óculos especiais (embora alguns modelos em desenvolvimento consigam exibir imagens dessa forma sem o acessório, ainda não estão prontos para ir ao mercado de forma satisfatória). São basicamente dois tipos: os de LCD ativos e os circulares polarizados.
O segundo é o mais comum nos cinemas atualmente. Parecem com óculos normais, mas cada lente possui um filtro diferente para luz. A imagem pode ser exibida por dois projetores diferentes (ou um especial chamado ZScreen), que alteram a polarização a cada quadro aproximadamente 144 vezes por segundo (ou três vezes para cada olho na taxa de 24 quadros por segundo, o normal do cinema). O problema com a tecnologia é que afeta negativamente as cores projetadas e não há TVs acessíveis com suporte ao recurso.
Já os LCDs ativos são bem parecidos com o do videogame Master System, comercializado pela Tec Toy no Brasil no final dos anos 80. Na época, o acessório só mostrava 15 quadros por segundo para cada olho, o que causava dores de cabeça e enjôo. Muito melhorada, a tecnologia agora escurece cada lente muito rapidamente em sincronia com um televisor graças a um sensor infravermelho, exibindo uma imagem Full HD (1920 x 1080p) em cada olho.
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