quinta-feira, 15 de abril de 2010

RÁDIO E PROPAGANDA - A MÍDIA "CEGA"


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Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.

Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. 
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VANTAGENS DA PROPAGANDA NO RÁDIO 
Econômico - Anúncios de rádio são mais baratas para produzir e pode chegar a milhões de pessoas ao mesmo tempo. A relação custo-eficácia relativa é em relação aos anúncios de televisão, que são muito mais caros do que qualquer outra forma de publicidade. 

Impacto - O impacto causado por um anúncio de rádio é maior do que o impacto feita por qualquer outro meio de publicidade. Isto é porque os anúncios de rádio são jogados em um momento que pode atingir uma seção especial da sociedade ou das massas. E também porque eles se repetem a cada hora ou meia hora, então o impacto é máxima. 

Entretenimento - Deixando de lado os anúncios de televisão, anúncios de rádio são a maneira mais divertida de publicidade. A mídia impressa pode ficar aborrecido e chato, enquanto que o rádio permite a criatividade na publicidade. 

Rentável - Para aqueles em um orçamento, publicidade na rádio é muito rentável. É mais barato do que os anúncios de televisão e mais atraente do que imprimir. É o meio mais preferido de publicidade de pequenas empresas locais. 

DESVANTAGEM 
Vida curta - A menos que seja um jingle muito "catchy" (atraente) no rádio, a maioria das pessoas esquece anúncios de rádio em um dia. Isto é porque a maioria são jingles que duram 30 segundos e são ouvidas algumas vezes por dia e depois eles vão para o ar. O ciclo de vida desse anúncio é longo e feito com as pessoas e vai esquecer tão depressa sobre o anúncio e o produto ou serviço que era para. 

Flutuações de custos - O problema com a publicidade na rádio é que o custo pode variar dependendo do horário escolhido.

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BREVE HISTÓRICO
1930 - Apartir de 1930 o rádio sofreu mudanças fundamentais para seu sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa. Oque veio a alavancar ainda mais este meio de comunicação fabuloso foi o surgimento da publicidade, o rádio passou a ser considerado então como ''serviço de utilidade pública".

1931 - É reconhecida como sendo a melhor escola brasileira de marketing e propaganda. Martenson é pioneiro na história do rádio no Brasil na radiodifusão não-oficial quando em 1931, com 16 anos de idade, montou sua própria emissora de rádio na sua terra natal.

1932 - Criada a legislação brasileira que permite a introdução da propaganda no rádio. Em princípio, só 10% da programação poderia ser ocupada por anúncios. o presidente getúlio vargas "apesar de sua tendência centralizadora, tinha que compor com as forças sociais existentes (neste caso o capital privado, que possuía interesses concretos no setor de radiodifusão). 

1968 - Criado o "Prêmio Colunistas Propaganda" para destacar os melhores trabalhos brasileiros de publicidade, em todas as mídias. O concurso conta atualmente com oito regionais: Norte-Nordeste, Brasília, Centro-Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos premiados com Medalhas de Ouro nestas regionais concorrem ao Prêmio Colunistas Brasil.

Por ser um meio de comunicação "cego", o rádio tem que estar sempre inovando para não se tornar obsoleto. Apesar de atingir uma grande parcela da população em todos os horários do dia, o rádio tornou-se uma mídia discriminada, mas não podemos deixar de ressaltar a que o rádio é um meio de comunicação e entretenimento apaixonante e exerce um grande poder sobre nós, pois quem não lembra de pelo menos um jingle que já ouviu no rádio?

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