domingo, 16 de maio de 2010

RELIGIOSIDADE - E A INQUISIÇÃO


http://desconfiando.files.wordpress.com/2010/01/inquisicao_03.jpg 
UMA DAS FORMAS DE TORTURA DA INQUISIÇÃO
O termo inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à extinguir a eresia do seio da igreja católica. Teve inicio em 1.184 no sul da França para combater o ecletismo entre grupos religiosos que praticavam adoração a plantas e animais. Em 1.249 implantou-se no reino de Aragão. Com a união Aragão e Castela, a inquisição espanhola durou de 1.478 a 1.821. A inquisição portuguesa foi de 1.536 a 1.821 e a romana foi de 1.542 a 1.965.

O réu era condenado por uma "crise de fé". Pestes, terremotos, doenças, miséria social, recusa à carne de porco, frequência irregular a igreja, até tomar banho regularmente era motivo de punição do indivíduo, pois era visco como uma prova de renúncia à religião por muçulmanos, mouros e judeus. As mulheres que curavam com ervas e chás, eram consideradas bruxas. As punições iam desde o confisco terras, perda de liberdade até a pena de morte das formas mais violentas, como a fogueira.

No século XV, os reis de Castela e Aragão, Isabel e Fernando, solicitam e obtêm do papa a autorização para a introdução de uma inquisição. A finalidade era converter ao cristianismo judeus e mouros do novo reino (Espanha), resultado do casamento dos dois monarcas. A inquisição espanhola tornou-se uma das mais criminosas realizações da humanidade.

A fogueira como forma de punição foi instituída porque o fogo simbolizava a purificação, configurando a idéia de desobediência a Deus e ilustrando a imagem do inferno.

Aquele que se acusasse como herége e entregasse os cúmplices, recebia os beneficios do "Édito", pois garantia sua fé e status perante a sociedade, o ônus da justificação ficava com o acusado. Essa denúncia foi usada por muitos como vingança pessoal contra vizinhos e parentes. Em Castela na década de 1.480, estima-se que 1.500 vítimas foram queimadas injustamente, sem saber a origem da acusação contra eles.

A inquisição em Portugal foi instituída inicialmente em Évora, sede da corte, no ano de 1.536. Até 1.541 foram criados tribunais em Coimbra, Porto e Lamego, essas intituições foram criadas em condições diferentes, por causa dos abusos cometidos pela Espanha. Em 1.544 o papa mandou suspender a execução das sentenças da inquisição portuguesa. De acordo com Henry Charles Lea, no período entre 1.540 e 1.794, nos tribunais portugueses, 1.175 pessoas foram queimadas na fogueira, além da queima de 633 imagens/retratos e em 29.590 outras penas.

A inquisição foi extinta gradualmente ao longo do século XVIII, embora só em 1.821 se dê a extinção formal em Portugal.

No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.
Fonte: Wikipédia

Filmes recomendados sobre o tema:
* Joana Dar'c (1999)
* Sombras de Goya (2006)
* Dia de ira (2005)
* O nome da rosa (1986)
Leia a história de Joana Dar'c

INSTRUMENTOS DE TORTURA

 CADEIRA DAS BRUXAS

http://www.misteriosantigos.com/Pictures/rodadesp.jpg http://www.misteriosantigos.com/Pictures/guilhot.jpg
 RODA DO DESPEDAÇAMENTO / GUILHOTINA
http://www.misteriosantigos.com/Pictures/acoite.jpg http://www.misteriosantigos.com/Pictures/caval.jpg
AÇOITE DE FERRO / CAVALETE
http://www.misteriosantigos.com/Pictures/esmaga.jpg http://www.alpheratz.org/inquisicao/img/A%20virgem%20de%20Nuremberg%20-%20dama%20de%20Ferro.jpg
ESMAGA CABEÇA / DAMA DE FERRO OU VIRGEM DE NUREMBERG
http://www.misteriosantigos.com/Pictures/mesa.jpg http://www.misteriosantigos.com/Pictures/pendinqui.jpg
MESA DE EVISCERAÇÃO /  PÊNDULO
http://www.misteriosantigos.com/Pictures/tronco.jpg  http://www.misteriosantigos.com/Pictures/forquil.jpg
TRONCO / FORQUILHA DO HERÉGE

Veja mais em mistérios antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário