sábado, 15 de maio de 2010

RELIGIOSIDADE - POLÊMICAS NO CINEMA

http://cinebuteco.files.wordpress.com/2009/04/angels_and_demons_ver6_xlg.jpg
A DUALIDADE DOS CONCEITOS CATÓLICOS DIVIDE OS FIÉIS
Nos anos 1930, padres norte-americanos influenciavam fortemente a concepção e aplicação do "Código de Produção de Cinema", um documento que especificava, entre outras bizarrices, que "as partes mais íntimas do corpo humano são órgãos sexuais, masculinos e femininos, e os seios de uma mulher"; e que "eles nunca devem ser descobertos e nem cobertos com material translúcido ou transparente". O "Código", então apoiado pela "Legião da Decência", grupo formado por bispos católicos, recomendava limpar e desinfetar a peste de Holly(wood), que infectava o país com seus filmes lascivos e obscenos. Expressões como "vai para o inferno" estavam no index cinematográfico. Em "O Sindicato de Ladrões", 1954, EUA, dirigido por Elia Kazan, o personagem Terry Moran, protagonizado por Marlon Brando, foi autorizado a pronunciar por duas vezes a expressão "infernal", depois de uma negociação intensa com os administradores do "Código de Produção".
Leia mais no Terra magazine 

Felizmente o tempo passa e as pessoas vão se libertando de tais conceitos retrógrados e preconceituosos. Com a liberdade de expressão podemos tratar sobre vários temas, inclusive nudez, homossexualidade, métodos anticoncepcionais, e muitos outros, rompendo tabus que nos foram impostos ao longo dos anos. Não só filmes são proibidos, mas livros também, inclusive os evangelhos de Maria Madalena e Judas Iscariotis, assim como dezenas de outros foram destruídos pela igreja porque iam contra os seus conceitos. Que fique claro que não me refiro a conceitos morais e éticos, mas sobre liberdade de expressão e controle sobre si próprio. 

FILMES PROIBIDOS (Alguns)
O código da Vinci (2006)
Anjos e Demônios
A saga crepúsculo
Sorrisos de uma noite de amor (1955)
Acossado (1960)
O Bebê de Rosemary (1968)
A última tentação de Cristo (1988)
A paixão de Cristo (2004)
As irmãs de Magdalene (2002)

Acho que a Igreja deveria se preoculpar mais em punir padres pedófilos do que proibir o uso da "camisinha" ou de determinados filmes, chegaram ao cúmulo de proibir "posições sexuais", è vergonhosa a forma dualista como procedem no decorrer da história e ainda acobertam assediadores de crianças até hoje, certamente, não foi para isso que Cristo veio e mandou edificar a sua igreja.  Felizmente, nossa fé em JESUS, JEOVÁ, ALÁ, JAVÉ (independente do nome adotado pelas religiões Ele é um único DEUS), não se abala com as barbáries cometidas por alguns "ministros" da igreja, por isso pessoas como Lutero buscaram uma forma mais justa e mais espiritual de se aproximar do grande Pai. Minha fé é inabalável, mas minha opinião sobre esses fatos  certamente me fariam ser "excomungada", o que não me abalaria absolutamente nada!!!

A partir de hoje postarei mais matérias sobre vários assuntos ligados a religiosidade e fatos que marcaram a história da humanidade com crueldade e injutiças.

Leia mais no Terra
Leia fato um incrível no Jornal O Povo
Veja em Filmes de cinema lista de filmes sobre Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário